10 diferenças entre vegetarianismo e veganismo

10 diferenças entre vegetarianismo e veganismo

Diferença entre vegetarianismo e o veganismo é para muitas pessoas uma grande questão, principalmente na fase inicial do processo de perceber se desejam ou não mudar a sua alimentação. Para esclarecer os nossos leitores o artigo de hoje, servirá para desmitificar de uma vez por todas as diferenças que existem entre o vegetarianismo e o veganismo.

As 10 diferenças que existem entre vegetarianismo e o veganismo, para você acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas.

10 diferenças entre vegetarianismo e veganismo

Acompanhe!

Não é novidade para ninguém, que existem diversos estudos e informações sobre os reais prejuízos que o consumo de carne pode trazer aos indivíduos, não somente para seres humanos, como animais e para todo o planeta.

Isso faz com que cada vez mais e mais pessoas, entrem neste movimento por uma vida mais saudável e amiga do ambiente, essas pessoas possuem a grande vontade de se tornar vegetarianas ou vegans (veganas).

E uma das primeiras questões que surgem, quando se aborda este tema é, quais as grandes dúvidas que existem entre essas duas “vertentes”?

Com essa duvida no pensamento, de uma vez por todas, vamos esclarecer isso para vocês.

Vegetarianismo

É muito comum encontrar pessoas que se dizem vegetarianas, mas que dizem comer peixe. O exemplo mostra-nos, que uma parte das pessoas não possui a real compreensão de ser vegetariano.

A ideia que ainda impera na mente de muitas pessoas é que um vegetariano, é alguém que deixou de comer “carne”, tendo sempre o pensamento de carne (vaca, porco, frango…) mas isso não é a realidade.

Para ser vegetariano não basta somente, não ingerir carne de animais “terrestres”. O vegetariano é alguém que procura evitar a morte dos animais. Excluindo como tal qualquer tipo de carne, incluindo peixe.

Até este ponto, bastantes semelhanças em relação aos veganos, as primeiras diferenças começam quando falamos de leite e seus derivados, como é o caso dos iogurtes, ou por exemplo tambem os ovos e o mel.

Vegetariano é quem se permite consumir alimentos derivados de animais, consomem queijos, manteiga, iogurtes, leite, ovos e mel.

Veganismo

Por outro lado, pessoas que adotam uma dieta vegana, já possuem uma postura que não inclui o consumo de absolutamente nada que seja de origem animal, e isso não se limita somente a alimentação, como acontece no caso dos vegetarianos.

Os veganos possuem outro padrão (mais estrito) em vastas áreas, como no vestuário, saúde, beleza, diversão, limpeza e etc.,

Significando que não consomem, nenhum produto que tenha como matéria-prima algo do género animal, ou mesmo que envolva exploração ou crueldade para com os animais.

Para ser melhor entendido, o vegano pauta a sua vida e suas escolhas, de forma a que tudo seja de acordo com a defesa da vida animal.

Veja alguns exemplos:

Veganos não usam acessórios, calçados e roupas que sejam feitos em couro, nem mesmo vestuários que tenham pêlo, lã ou a seda.

Artesanatos com pena de aves, ou também bijuterias e enfeites que tenham algo como, marfim de elefante, cascos de tartaruga, conchas e etc.

Produtos de beleza e cosméticos que tenham sido produzidos com algo de origem animal, ou que façam testes em animais.

Produtos químicos e de limpeza que tenham ingredientes de origem animal como também possam ser testados nos mesmos.

E até algumas bebidas, como o vinho branco e a cerveja, que possuem cola de peixe, os veganos excluem de sua alimentação.

O veganismo trata-se muito de um movimento filosófico e ético, que tem como principal objectivo, manter uma postura que priorize a protecção, defesa e preservação da vida animal.

O vegetarianismo, mesmo que supra alimentos de origem animal, é de certo modo, do ponto de vista da compaixão com os animais, insuficiente. Não contribuindo a 100% para objectivos de cunho de protecção animal.

 

vegetarianismo e veganismo

 

Agora que já conhece as diferenças entre veganos e os vegetarianos, deixe-nos um comentário, e continue connosco!

Irá encontrar muitos mais artigos interessantes como é o caso do nosso artigo sobre os benefícios do leite vegetal  e tambem as mais variadas receitas vegetarianas na nossa pagina, podendo para isso simplesmente digitar na barra de pesquisa, o que procura.

Veja tambem, por exemplo com os nossos pratoscertamente iram trazer muita vida e sabor á sua mesa.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *