5 remédios naturais para combater a ansiedade

5 remédios naturais para combater a ansiedade

Com a quantidade de atividades e exigências do mundo moderno, as pessoas estão cada vez mais em busca de remédios naturais para combater a ansiedade.

Medo, pensamento acelerado, mãos trémulas com formigueiro, e até mesmo compulsão alimentar. O transtorno de ansiedade pode apresentar-se de diversas formas, trazendo um desconforto muito grande.

Você sofre desse problema? Então confira neste artigo: remédios naturais para combater a ansiedade.

Todos nós, num momento ou noutro, podemos sentir-nos ansiosos diante dos desafios do quotidiano. A ansiedade pode ocorrer quando estamos prestes a falar em público, durante uma entrevista de emprego, assim também como um fator hormonal, durante determinadas etapas da vida da mulher, como ciclo menstrual e período reprodutivo.

A verdade é que a nossa sociedade nunca esteve tão ansiosa. Para se ter uma ideia do problema, de acordo com dados da OMS – Organização Mundial de Saúde – cerca de 9,3% da população têm alguns dos sintomas relacionado ao transtorno.

 

Sintomas de ansiedade

 

  • Agitação
  • Distúrbio alimentar
  • Tristeza ou sensação de incompletude
  • Paralisia diante dos problemas (não saber o que fazer ou por onde começar)
  • Insônia – agitação noturna
  • Crises de choro
  • Irritação
  • Indisposição
  • Nervosismo
  • Taquicardia
  • Dificuldade de concentração
  • Sensação constante de que algo mau vai acontecer
  • Preocupação exagerada diante dos fatos da vida
  • Dor no peito, próximas ao coração
  • Tensão muscular
  • Entre outros

 

Esses são apenas alguns dos sintomas de quem sofre ansiedade. Nem sempre o paciente apresenta todos. Por isso, é importante ficar em alerta e procurar ajuda o quanto antes.

 

 

5 remédios naturais para combater a ansiedade.

 

 

1 – Água de aveia

A água de aveia, além de ajudar no emagrecimento, também é um dos remédios naturais para combater a ansiedade. Contém vitaminas, fibras e sais minerais que auxiliam o sistema nervoso, reduzindo os sintomas da ansiedade.

É simples de fazer! Basta separar 1 litro de água, 5 colheres de sopa de aveia e deixar descansar por 30 minutos. Tome ao longo do dia.

 

2 – Chocolate

Apesar de algumas controvérsias, o cacau tem antioxidantes e também é um dos remédios naturais para combater a ansiedade. Estimula a serotonina, substância química ligada a sensação de felicidade e eleva a capacidade de concentração. Excelente para pessoas que sofrem de ansiedade, pois o transtorno dificulta a concentração.

 

3 – Chá de alecrim

Pegue uma 1 colher de sobremesa de folhas do alecrim, 1 xícara de água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Procure tomar três vezes ao dia.

O alecrim estimula a circulação, fortalece o sistema imunológico e ajuda a acalmar e relaxar os músculos. O alecrim também ajuda a melhorar a concentração, digestão e na prevenção do cancro.

 

4 – Chá de erva cidreira

Uma planta medicinal com propriedade calmante, a erva cidreira ajuda no controle da ansiedade, proporcionando maior relaxamento. Basta ferver a água e colocar algumas folhas, deixando descansar por pelo menos 15 minutos. O ideal é beber de duas a três vezes ao dia.

 

5 – Sumo de maracujá ou chá

No caso do chá, faça uma infusão de uma colher de sobremesa com as folhas de maracujá e uma colher de sobremesa de folhas de erva cidreira em uma xícara de água fervente. Beba uma xícara desse chá, três vezes ao dia.

O sumo de maracujá, ideal nos dias mais quentes, também tem propriedades calmante, sendo um excelente remédio natural para combater a ansiedade.

 

Não deixe a ansiedade controlar a sua vida. Assim que identificar esses pequenos sintomas, mesmo que leve, é hora de agir e desacelerar o ritmo.

Reserve um tempo do seu dia a dia para caminhar, brincar com seu animal de estimação, ver um filme.

A sua saúde mental é o mais importante!

 

Continue connosco e poderá encontrar as mais variadas receitas vegetarianas na nossa pagina, podendo para isso simplesmente digitar na barra de pesquisa, o que procura. Fique connosco e deliciar-se por exemplo com os nossos pratos, que certamente iram trazer muita vida e sabor á sua mesa.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *