substituir a carne

Como substituir a carne numa dieta vegetariana

Como substituir a carne, é uma pergunta recorrente nos dias de hoje, a dieta vegetariana, está cada vez mais em voga, e todos querem saber como tirar de vez a carne da sua mesa. A alimentação é o real combustível, e é o que permite o nosso corpo se manter a funcionar de maneira correta. Porém, determinados combustíveis, muitas vezes estão associados a diferentes problemas de saúde.

Os principais alimentos que nos causam doenças severas, como aumento de gorduras no sangue e também maior risco de desenvolvimento de cancros e etc., são as carnes, que por sua vez também são as mais conhecidas fontes de proteínas.

Os alimentos de origem animal, tem sido destacadas nas preocupações relacionadas com a saúde, principalmente por seus altos níveis de gordura, como também as substâncias químicas e antibióticos que são utilizados na criação desses animais.

Ao ingerir alimentos de origem animal, ricos em gorduras e proteínas, que é o caso da carnes no geral, você pode estar a intoxicar o seu corpo, acidificando o seu sangue, drenando o cálcio, estagnando sua digestão, sobrecarregando seu fígado e acabar destruindo algumas bactérias que são benéficas para nossa saúde.

“Somos o que comemos, e sempre que alguém opta por iniciar uma dieta vegetariana, a maior dúvida é sobre os alimentos que podem ser os substitutos da carne, principalmente na questão das proteínas.”

A preocupação com o corpo e com as vitaminas, acabam levando muitas pessoas a terem inúmeras dúvidas sobre a alimentação vegetariana, se a mesma é capaz de suprir todas as necessidades do corpo humano.

Sempre em busca de alimentos de origem vegetal, que possuam valores nutricionais e muitas vezes textura que sejam semelhantes a carne, não é?

Pois bem, hoje iremos apresentar alguns alimentos que são excelentes substitutos da carne e você aprenderá um pouco sobre eles. Confira.

 

Alimentos que substituem a carne:

É muito comum, em pessoas que decidam seguir uma alimentação vegetariana ou vegana, a preocupação em como encontrar substitutos para carne.

Podemos afirmar com toda a certeza, que existem sim, muitos alimentos que possuem boas doses de proteínas, que podem facilmente serem substitutos para carne.

Vamos falar um pouco sobre eles.

 

Tofu

O tofu, é um alimento, que é obtido através da soja fermentada, fornecendo excelentes quantidades de ômega 3, proteínas e vitaminas do complexo B.

Unir o tofu e o sésamo , você terá excelente fonte de cálcio também.

O tofu é feito através do leito de soja, coalhado e comprimido em pequenos blocos, apresentando uma textura lisa e suave, que normalmente ganha mais sabor, por meio de molhos e temperos.

Em meia chávena de tofu, você consegue 10 gramas de proteínas, com apenas 5 gramas de gordura.

 

Seitan

Feito do glúten do trigo, o seitan tem a textura e sabores fortes, lembrando muito a carne seca. Em meia chávena, você consegue ingerir 32 gramas de proteína, mais do que você conseguiria em 100 gramas de peito de frango.

O seitan, por ser muito salgado, existem algumas marcas que apresentam até 20% do limite diário de sódio, em apenas uma porção. Fique atento.

 

Soja texturizada

Essa é a “carne vegana” que possui igualmente, quase os mesmos nutrientes que você encontra na carne.

A soja texturizada é encontrada facilmente em lojas de macrobiótica, dietéticas.

A soja texturada tem a particularidade de antes de estar pronta para comer, ter de ser hidratada com água quente.

 

Mas é uma ótima opção de substituto para carne, no preparo de hambúrgueres,almôndegas e etc.

substituir a carne

 

Agora que já conhece diversos alimentos substitutos para a carne, deixe-nos um comentário, e continue connosco!

Irá encontrar no nosso site muitos artigos interessantes como é o caso do nosso artigo sobre os benefícios do leite vegetal  e também as mais variadas receitas vegetarianas na nossa pagina, podendo para isso simplesmente digitar na barra de pesquisa, o que procura.

Veja também, por exemplo os nossos pratos, que certamente iram trazer muita vida e sabor á sua mesa.

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *