Confira os benefícios do vegetarianosmo para prevenir o Alzheimer

Confira os benefícios do vegetarianosmo para prevenir o Alzheimer

A doença de Alzheimer e a demência são algumas das doenças mais assustadores e emocionalmente perturbadoras quando falamos de doenças degenerativas. Mas elas são mais fáceis de prevenir do que antes pensávamos.

Ela passa a desconectar as sinapses do cérebro e desconeta completamente a pessoa de sua realidade, com alguns sintomas iniciais sendo a falta de memória cotidiana, o esquecimento de fatos que acabaram de acontecer, e vários outros.

Ligada também com o envelhecimento, a doença de alzheimers tem maior incidência em famílias onde já houveram casos – por isso, se você está preocupado e está buscando maneiras de prevenir conforme envelhece, saiba algumas coisas que podem ajudar na sua dieta.Confira os benefícios do vegetarianosmo para prevenir o Alzheimer

Como alguns alimentos podem prevenir o Alzheimers

Há uma série de alimentos que podem ser utilizados para aumentar as noções cognitivas e conseguir lidar melhor com o desenvolvimento da memória e das funções do cérebro – por isso, confira alguns dos alimentos que podem ajudar.

1 – Vegetais verdes folhosos

Alimentos como o espinafre são ótimas fontese de vitaminas B9, que ajudam a melhorar a cognição e podem até mesmo atuar beneficiando o processo de melhoria dos sintomas da depressão.

2 – Grãos e legumes

Esses alimentos contém mais folato, ferro, magnésio e potássio, elementos que podem ajudar com as funções gerais do organismo e impulsionar seus neurônios.

Eles também contém uma vitamina B que aumenta a procução de acetilcolina, que é um neurotransmissor essencial para as funções do cérebro.

3 – Vegetais crucíferos

Brócolis, couve-flor, bem como vários outros desses vegetais contém folato e cartenoides que diminuem a homo-cisteína – um aminoácido que é ligado diretamente com os prejuízos à relação cognitiva do organismo.

Quando você previne esse desgaste, está prevenindo também a reçlação com o Alzheimers.

4 – Grãos integrais

Uma das melhores apostas nessa hora incluem grãos como a quinoa, bem como aveia livre de trigo e o kammut.

É importante lembrar que os pães e os cereais processados não entram nessa lista de grãos integrais para que possam prevenir o Alzheimers, dado o processo de fabricação.

5 – Frutas

As frutas que contém antocianina, que protege o cérebro de mais danos causados pelos radicais livres, como cerejas, morangos e outras, podem também ajudar com o processo antiinflamatório.

Além disso, diversas frutas possuem altas quantidades de vitaminas C e E, que podem prevenir também o envelhecimento das células cerebrais e ajudar a prevenir o aparecimento da doença de Alzheimers.

6 – Abóbora, aspargo, tomate, cenoura e beterraba

Esses vegetais, se você cozinhá-los da maneira correta, sem deixar que eles percam todos os seus nutrientes na água, podem ajudar extremamente a prevenir a doença de Alzheimers por meio de suas vitaminas.

Ricos em vitamina A, principalmente, bem como folato e ferro, quando consumidos, podem ajudar muito a prevenir o prejuízo às células responsáveis pelo aspecto cognitivo do cérebro, evitando a doença.

7 – Omega 3

As pessoas cuja dieta contém alta quantidade da vitamina ômega 3 mostraram ter 26% a menos de risco de ter lesões cerebrais que causam demência e Alzheimers comparadas àquelas pessoas que não consomem a vitamina.Confira os benefícios do vegetarianosmo para prevenir o Alzheimer

Esses ácidos podem ajudar a manter o cérebro em forma, e você pode obter consumindo chia, azeite de oliva extravigem ou até mesmo por meio de suplementação alimentar.

8 – Amendoas, amendoins e nozes

Todas essas oleaginosas contém omega 3 e omega 6, vitamina E, folato, vitamina b6 e magnésio.

9 –  Sementes de girassol e de abóbora

Essas sementes contém zinco e vitamina E, que podem ajudar imensamente na prevenção da doença de Alzheimer.

10 – Canela, sálvia e cominho

Esses temperos podem ajudar a quebrar a placa que se forma no cérebro e reduzir a inflamação no órgão, o que pode causar problemas de memória.

Agora, que você já sabe de vários alimentos que podem ser utilizados para prevenir a doença de Alzheimers, pode também se beneficiar da leitura desse artigo que indica frutas que ajudam no bom humor!

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *