Manter uma alimentação saudável no self-service

Manter uma alimentação saudável no self-service

Comer adequadamente em um self-service é muito difícil. Esses lugares parecem muitas vezes feitos para que tomemos as piores decisões possíveis na hora de nos alimentarmos, o que muitas vezes acabamos fazendo.

Infelizmente não é todo dia que podemos almoçar e jantar em casa, cozinhando a própria comida e em alguns casos falta até disposição e energia para termos esses cuidados com a gente mesmo.

Sendo assim, a seguir nós vamos te dar algumas dicas para que você possa manter uma alimentação saudável no self-service, sem se perder dos seus objetivos e cuidando da sua saúde!

Manter uma alimentação saudável no self-service

10 dicas para você manter uma alimentação saudável no self-service

1 – Dê uma olhada antes de começar a encher o prato

Na correria e com a fome em alta muitas vezes pegamos o prato e vamos colocando tudo aquilo que nos apetece, mas o melhor a se fazer no self-service é oilhar antes de escolher. Assim você poderá pensar na sua refeição com mais equilíbrio!

2 – Faça um prato só de salada

Além dele ser mais barato (legumes e verduras costumam ser mais leves) a tendência é que assim você fique saciado mais rapidamente, tendo menos vontade de comer demais na hora de pegar um prato com comidas mais quentes!

3 – Escolhas as hortaliças cruas

Não há nada de errado em você pegar hortaliças que passaram por algum processo de preparo mais específico, mas elas vão ter menos fibras, menos água, menos vitamina e menos minerais, sendo menos nutritivas!

4 – Não exagere nos carboidratos

Ir no self-service é pedir para se deparar com uma quantidade enorme de carboidratos, mas precisamos escolher um só para colocar no nosso prato quente, não vários. Sendo assim…

  • Se você colocar arroz não tem motivo para pôr batata;
  • Se você colocar macarrão não precisa pôr arroz;
  • Se você colocar batata não deve pôr macarrão;Manter uma alimentação saudável no self-service

E assim vai! É claro que ficamos tentados a provar um pouquinho de tudo, mas de modo geral todas essas comidas você já experimentou na vida e elas não são exatamente novidades para seu paladar!

5 – Fuja das frituras

Um self-service que não é cheio de opções de fritura não é um self-service de verdade. A questão é que não é porque está lá que precisa ir para o seu prato, então prefira o que estiver cozido, assado ou grelhado!

6 – Coma mais devagar

Na correria do nosso cotidiano muitas vezes esquecemos de mastigar, e com isso acabamos digerindo mal os alimentos e sentindo mais fome do que deveríamos. Tente mastigar mais cada garfada que você der!
7 – Fuja dos refrigerantes

Quando estamos falando da bebida que vai acompanhar a sua refeição é melhor optar por água, água de coco ou no máximo um suco de frutas. Nada de refrigerante, que é cheio de açúcar e ainda vai dilatar o seu estômago, prejudicando o processo digestivo!

8 – Tente chegar cedo

Self-service costuma servir aquilo que preparou com a antecedência de algumas horas. Se você chegar exatamente ao meio dia vai encontrar uma comida mais fresca (e certamente mais saudável) do que se chegar às 14, por exemplo!

9 – Não diga não às sobremesas

Se elas te trazem alegria por que não? O ideal é que você escolha opções menos calóricas, como a gelatina ou a fruta, mas se um bolo ou torta lhe são irresistíveis tente ficar com a fatia mais fina!

10 – Não fique olhando para a televisão o celular

Self-service é um lugar para você comer e talvez aproveitar a companhia de amigos e familiares, mas não para se distrair. Isso vai fazer com que coma mais e coma errado! No mais, aproveite a sua refeição ao máximo!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *