Mindfullness – Benefícios comprovados cientificamente

Mindfullness – Benefícios comprovados cientificamente

termo “Mindullness” talvez lhe seja estranho, mas de uns tempos para cá ele vem se popularizando, pela promessa de maior qualidade de vida que o conceito traz.

Vivemos em tempos estressantes, corridos e cheios de obrigações ou responsabilidades, que não nos permitem ter a atenção devida em cada momento da nossa vida, ao menos não de forma consciente.

A ideia de Mindfullness propõe justamente essa mudança de panorama! A seguir nós falaremos um pouco mais sobre isso, então vem conferir para aprender mais!Mindfullness – Benefícios comprovados cientificamente

Entenda o que é Mindfullness

Mindfullness é um termo que vem do inglês, que quando traduzimos para português pode ser entendido como “consciência plena”. Trata-se de um processo longo em que a pessoa passa a regular o seu nível de atenção.

A partir desse processo a ideia é que o indivíduo sinta que tem uma maior qualidade na sua consciência do momento que é presente. Muitos inclusive definem o termo como uma forma de você estar conectado ao momento presente e atento a ele, sem nenhum tipo de julgamento ou de pensamento além.

A proposta é de se praticar o Mindfullness para assim encontrar melhorias significativas na sua vida e no seu dia a dia. Essas práticas se baseariam em duas ideias:

  • A ideia de você se orientar para a experiência, ou seja, se abrir para ser mais curioso, mais disposto e mais interessado em experiências variadas;
  • A ideia de você regular a sua atenção, o que quer dizer que você deve estar atento aos sentimentos, pensamentos e sensações que vão surgindo e te tomando;

Benefícios de apostar nessa prática

O Mindfullness oferece muitos benefícios aos seus participantes. Estudos feitos na Universidade de Massachussets mostraram que a proposta melhora demais a saúde e bem-estar daqueles que nela mergulham.

Além disso, o conceito vem sendo abraçado por outros meios, como o empresarial e o educacional, que o entendem como um avanço para o auto-conhecimento e a melhoria das relações, consigo mesmo e com o mundo.

Um exemplo disso são as empresas do conglomerado Fortune 500, que propuzeram aos seus colaboradores tentar a prática. Com isso eles diminuíram seus níveis de estress e alcançaram muito mais sucesso em todas as áreas de suas vidas.Mindfullness – Benefícios comprovados cientificamente

São muitos os benefícios do Mindfullness que podem ser elencados, e a seguir nós vamos apresentar alguns dos principais, para que você entenda como pode lucrar com o acolhimento desse conceito:

  • Você pode controlar melhor a sua ansiedade;
  • Você tende a ter menos episódios de asma;
  • Você vai sentir uma diminuição nas dores crônicas;
  • Você vai controlar (ou evitar) o diabetes;
  • Você terá menos episódios de desordens de ordem gastrointestinal;
  • Você não desenvolverá doenças coronárias;
  • A sua pressão arterial ficará controlada;
  • A depressão e os trantornos de humor não farão parte da sua vida;

Outras opções para mudar de vida

O Mindfullness é uma das alternativas que está em alta hoje para você trazer mais calma e tranquilidade para a sua vida, alcançando assim melhorias em vários setores em que você atua.

Mas não precisa parar por aí! Sabemos por exemplo que a transformação da sua alimentação e a prática de exercícios físicos pode ser bastante benéfica nessa direção. Comer bem e cuidar do seu corpo é sempre importante, independentemente do momento que se está vivendo (leia, aliás, esse artigo sobre alimentação vegetariana pós-parto).

Nossa atenção com a gente mesmo, com o que estamos vivendo e fazendo deve ser plena para evitarmos estresses e tristezas no dia a dia, e é isso que o Mindfullness vem nos oferecer. Sendo assim, se a prática te interessou saiba que vale muito a pena praticar! Você só tem a ganhar!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *