Por que parar de comer carne vermelha?

Por que parar de comer carne vermelha?

É bem verdade que o consumo de carne vermelha está enraizado na nossa cultura. Elas fazem parte de vários rituais e tradições que envolvem gastronomia, e não é por acaso que para muitos é difícil abrir mão do seu consumo.

A questão é que os perigos que ela traz para a saúde são latentes e precisam ser discutidos pela sociedade, para que tenhamos consciência dos riscos que nossos hábitos nos trazem.

Além disso, em termos ambientais a carne vermelha não é nada positiva. Enfim, são muitos contras e a seguir falaremos mais clara e abertamente a respeito. Vem conferir!Por que parar de comer carne vermelha?

Conheça os malefícios de se consumir carne vermelha

1 – Carne vermelha pode desencadear um processo de diverticulite

Sim! Recentemente foi publicado um estudo na Revista Gut, que apontou que a ingestão desenfreada de carne vermelha pode fazer com que a pessoa desenvolva diverticulite.

Diverticulite, caso você não saiba, é uma inflamação que ocorre nas bolsas que revestem o intestino. O problema é sério e faz com que anualmente mais de 200 mil pacientes parem nos hospitais.

De acordo com a pesquisa publicada ficou claro que mais de 700 candidatos dos mais de 46 testados apresentaram inflamações no divertículo a partir do consumo de uma dieta rica em carne!

2 – Ela também pode facilitar o desenvolvimento de diabetes

Entre os males que a carne vermelha pode trazer para o organismo certamente devemos elencar a diabetes. A doença é caracterizada por uma baixa na produção de insulina, que faz com que o sangue fique com glicose em excesso. Os perigos dessa condição são variados, estando entre os principais…

  • O glaucoma;
  • A trombose;
  • As cardiopatias;

O consumo desse tipo de alimento faz com que produzamos cada vez menos insulina, desencadeando o quadro. O ideal é, portanto, evitá-lo de uma vez por todas!

3 – Carne vermelha também facilita o desenvolvimento de câncer

O Journal of National Cancer Institute divulgou recentemente que entre 1500 sobreviventes ao câncer de mama que foram acompanhados pela organização mais de 600 morreram depois de 20 anos.Por que parar de comer carne vermelha?

Entre os motivos elencados para a morte prematura após a cura do câncer de mama está o consumo de carne vermelha, que foi mais relevante do que o consumo de álcool, a obesidade e a não prática de exercícios físicos.

4 – Ela também colabora para uma maior incidência de infartos

De acordo com a renomada Escola de Saúde Pública de Harvard o fato de você exagerar no consumo de carne do tipo vermelha vai fazer com que você tenha muito mais chances de desenvolver cardiopatias e, consequentemente, de ter um infarto.

Isso pode acontecer em idade avançada, mas nas pesquisas do instituto se viu que pessoas jovens que tinham uma dieta muito carnívora acabaram vivenciando a situação muito antes do que seria esperado!

5 – Carne vermelha também aumenta a incidência de derrames

Os chamados AVC (Acidente Vascular Cerebral) estão entre as principais causas de morte e de incapacitação em todo o mundo, e cada vez cresce mais o número de vítimas desse quadro.

De acordo com o mesmo estudo desenvolvido em Harvard o consumo de carne do tipo vermelha faz com que a ocorrência de derrames seja ainda mais provável, um perigo tanto para pessoas mais novas quanto mais velhas!

Fica claro, portanto, que o caminho para a alimentação saudável é abrir mão do consumo de carne vermelha, mesmo que aos poucos. Vá por esse caminho, porque os animais, o meio ambiente e seu corpo agradecerão! Para continuar se cuidando também vale a pena ler esse texto sobre como ter uma boa alimentação no self-service! Boa sorte!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *